Google Adsense: Regras que talvez você não conheça

 
Google Adsense é um dos programas de anúncios mais famosos e rentáveis da Internet, para quem possui um site ou blog: Isto é um fato! Existem outros, mas o Google é o que melhor paga além de contar com milhares de anunciantes. No afã de se ganhar mais e mais em um curto espaço de tempo, muitos editores utilizam más práticas que os levam a serem banidos do sistema. Conheça agora algumas regras e políticas do Google Adsense que talvez você desconheça, e evite ter a sua conta cancelada.

Neste artigo, não irei falar das regras básicas que são amplamente divulgadas na Internet… Irei falar apenas das regras que muitos desconheçem ou ignoram, e são estas regras que estão levando muitos editores a perderem suas contas.
É um tradição… Nós brasileiros não temos o costume de ler contratos, quando lemos, geralmente é “por cima”. Antes de prosseguir com esta leitura, se você é editor do Google Adsense e ainda não leu as Regras do Programa e os Termos de Serviço, recomendo que pare e leia-os imediatamente. As regras e termos podem ser alterados a qualquer momento, então o que era certo antes, hoje pode ser considerado errado.

Links para sites parceiros ou links comuns.
Acredito que muitos editores do Adsense não sabem disto, mas é proibido ter anúncios ou links em páginas ou sites com Adsense, para outros sites, cujo conteúdo seja impróprio para menores (+18). Por conteúdo impróprio, entenda tudo o que for relacionado com a sexualidade, sensualidade, fetiches e etc. Nem mesmo fotos sensuais, até mesmo de biquíni ou roupas curtas são permitidas. Portanto, você deve prestar muita atenção ao criar um link para um site qualquer, pois este site deve estar em conformidade com os termos de serviço do Google Adsense, pelo menos neste sentido, de não exibir conteúdo impróprio para menores de 18 anos.
E atenção: Antigamente, o Google considerava o site como páginas individuais, portanto era possível ter certas páginas em desacordo com o programa, sem o Adsense, e outras em acordo com o programa, com o Adsense. Desde 2010, o site é visto como um todo. Ou o site inteiro segue as normas, ou ele não pode utilizar o Adsense. Consulte: [http://support.google.com/adsense/bin/answer.py?hl=pt-BR&answer=105957].

Política de Privacidade.

Todos os sites que utilizam o Adsense devem deixar explicitamente claro que, certos cookies são gravados e/ou lidos na máquina do usuário, a fim de encontrar suas preferências, e assim, mostrar anúncios que possam o interessar. A falta desta política em seu site poderá ocasionar a sua suspensão ou até mesmo exclusão completa do programa. Você pode usar a mesma política de privacidade que eu utilizo em meu blog, ela é um exemplo padrão, que muitos blogs usam. Veja o que o Google diz sobre esta política:
O Google exige que os clientes que exibem anúncios do Google estejam em conformidade com todas as leis aplicáveis, incluindo as leis de proteção de dados que exigem a publicação de uma política de privacidade
Crie uma página similar a minha, que está localizada no menu superior. Copie e cole este texto, e garanta que, todas as suas páginas possam acessar a sua política de privacidade. Consulte: [http://www.google.com.br/privacy/ads/privacy-policy.html].

Anunciar seus ganhos
.

Segundo os Termos de Serviço, você editor do Adsense não pode anunciar informações da sua conta a terceiros, tais como: Custo por Clique, Taxa de Clique, Número de impressões e etc. Você só está autorizado a anunciar o montante total de ganhos, em qualquer período. Por exemplo, eu posso dizer o quanto eu ganhei este mês, mas não posso revelar qual a média de cliques que eu recebi. Consulte os Termos de Serviço.

Anúncios em páginas sem conteúdo ou de erro (página de login, 404…)
.

Esta é uma regra discutível. Muitos blogs divulgam inclusive técnicas para maximar os ganhos do Adsense em páginas de erro 404. Veja bem, o usuário entrou em seu site, não encontrou o que ele queria e caiu numa página de erro 404 (Página não encontrada). Esta página, não pode ser candidata a receber anúncios do Adsense, pois não irá agregar nenhum conteúdo útil para o usuário. Note que, isto está nas regras do adsense, mas não especificado sobre páginas 404. Portanto, aqui fica uma sugestão pessoal, nem tanto uma regra (por não ser especificado pelo Google), não use Adsense em páginas de login, de erros ou qualquer página com pouco conteúdo.

Modificações no código do anúncio.

Esta regra depende do ponto de vista. O Google deixa claro, que não podemos modificar os códigos de nossos anúncios, ok. Um código padrão do Adsense, vem em dois arquivos JS, um com parâmetros e outro que busca na URL especificada um Script JS, para montar o anúncio. Por questões de performance que eu mesmo falo aqui no meu blog, não é muito bom puxarmos Scripts JS de outra URL, pois poderá haver atrasos no carregamento da sua página.
Então, uma solução seria baixar o Script para o seu servidor, e usar diretamente do seu site. Entretanto, você deixaria de usar o código original do Google, que poderá sofrer eventuais atualizações ou mudanças. Isso também não é dito explicitamente, mas novamente, depende do ponto de vista. Eu não recomendo a modificação do Script JS do Google, em nenhuma parte. Consulte: [http://support.google.com/adsense/bin/answer.py?hl=pt-BR&answer=1354736].

Usar anúncios abaixo do título da postagem.

Muitos irão discordar de mim, pois isto é amplamente divulgado e elogiado na Internet. Lembre-se, opiniões de editores não representam a realidade, não é porque todos usam que necessariamente está correto. O Google tem punido muitos sites que estão fazendo isto, Título > Anúncio > Conteúdo. Isto porque, os anúncios do Adsense são contextuais, e as vezes, ficam relacionados ao título. Com isso, pode-se caracterizar Etiquetas Enganadoras, e isto é Regra do Adsense, punida com expulsão do programa.
Eu tenho conhecimento destes casos porque participo do fórum oficial do Adsense do Brasil, e tenho acompanhado muitos editores que perderam suas contas por este problema. Portanto, não recomendo usar anúncios abaixo do título da postagem.

E se vc já foi banido…

O melhor que você tenha a fazer é se acalmar, primeiro porque quando isso acontece a pessoa costuma ficar extremamente irritada e tende a piorar mais as coisas. O que você deve fazer é se certificar que você realmente foi banido, checando a sua caixa de e-mail cadastrada no Adsense. Lá deverá ter um e-mail explicando o porque da punição.
Agora você deve trabalhar em seus sites com Adsense. Inspecione-os a fim de encontrar os motivos de punição apontados no e-mail. Mas já aviso, se você foi banido por cliques inválidos, ou seja, se você incentivou ou ficou clicando em seus próprios anúncios, esqueça, para este caso não há correção nem apelação. Se não foi este o caso e se após avaliar o seu site você coseguiu encontrar e corrigir todos os possíveis erros contra o regulamento do programa, mande um e-mail de apelação (o link estará no e-mail que você irá receber), explicando-o com calma, sem arrogância ou dizeres como “Vou processar vocês”, por exemplo. Prove que o seu site está seguindo as regras, e aguarde. Você só terá uma chance de apelação, se eles não aceitarem, esqueca, procure outro programa de afiliados.
Eu já vi alguns editores que após mandarem o e-mail de apelação conseguiram reativar as suas contas. Portanto, não é impossível como muitos pensam. Bom gente, espero que tenham gostado, e daqui pra frente vou escrever algumas matérias sobre o Adsense.


Um comentário:

Deixe seu comentário de CREDIBILIDADE ao blog!